Banner - 3º Passeio Vai de Bike acontece pelo fim da violência contra mulheres em Salvador
05.03.16

Ação é organizada pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Superintendência de Políticas para as Mulheres e do Movimento Salvador vai de Bike, e tem o apoio da Plan International Brasil

Salvador, 8 de março de 2016 – No próximo domingo (13/03), 800 ciclistas irão pedalar em um passeio pela orla de Salvador vestindo a camisa da Campanha “Quanto Custa?”, da Plan International Brasil. É o 3º Passeio Salvador Vai de Bike pelo fim da violência contra meninas e mulheres, organizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Superintendência de Políticas para as Mulheres – SPM e do Movimento Salvador vai de Bike – SALTUR, desta vez, chamará a atenção à todas as formas de violência contra meninas e mulheres, com informações sobre como identificar e denunciar abusos. A saída do grupo será às 08h, do Dique do Tororó, passando pela Avenida Centenário, Ondina, Rio Vermelho, Quartel de Amaralina e voltando ao Dique do Tororó pela Vasco da Gama.

Qualquer pessoa pode participar do passeio com sua bicicleta. É só trocar um pacote de leite em pó integral por uma camiseta, no local do evento, às 08h, em prol às creches comunitárias atendidas pela Prefeitura Municipal de Salvador.

A Campanha “Quanto Custa à violência sexual contra as meninas?” foi lançada em Salvador durante o Carnaval é promovida pela Plan International Brasil, organização humanitária internacional pelos direitos da criança e do adolescente, faz um alerta para o País. “A maioria dos estupros não é cometida por desconhecidos na rua. Por aqui, os abusos geralmente acontecem dentro de casa e são realizados por conhecidos das meninas. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mais da metade dos casos acontece com meninas menores de 13 anos”, afirma Anette Trompeter, diretora nacional da organização.

O objetivo é promover e qualificar o debate sobre a violência sexual contra mulheres e meninas que já chega a mais de meio milhão de casos por ano no Brasil. Para isso, além de peças de comunicação e ações em mídias sociais, conta com uma rede de organizações de todos os setores na realização de iniciativas pelo Brasil, desde a exibição do filme India’s Daughter (Filha da Índia) e debates sobre a violência sexual contra meninas, passando pela elaboração de materiais informativos sobre a identificação de abuso e violência sexual, como denunciar estes crimes e procurar a rede de atendimento para meninas que sofreram com este crime. Mais informações sobre a campanha na página do Facebook.

O estupro é considerado um dos crimes menos notificados do Brasil, apesar de ser tratado como hediondo pela justiça. Cerca de 50 mil casos de estupro são denunciados todos os anos no Brasil, mas estima-se que isso represente menos de 10% do total de casos. Aquelas que passam por essa situação deixam de denunciar com medo de represálias, com vergonha de se expor, e até mesmo com receio de serem culpadas ou tachadas pela violência sofrida.

O cenário é ainda pior quando se considera o universo infantil. Uma série de situações previstas como crime no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em que adultos se aproveitam da fragilidade das crianças para ter satisfação sexual, não é entendida da mesma forma por parte da população.

“QUANTO CUSTA?” NO 3º PASSEIO DE BIKE

Quando: 13/03, domingo, às 08h.

Onde: Dique do Tororó, passando pela Avenida Centenário, Ondina, Rio Vermelho, Quartel de Amaralina e voltando ao Dique do Tororó pela Vasco da Gama.

Mais informações: troque 1 pacote de leite em pó integral por uma camisa no local do evento, em prol das  creches comunitárias atendidas pela prefeitura municipal de Salvador.