Ver lista completa de Notícias

Mais cinco hotéis participam do Projeto Bike Turista em Salvador

03.08.16

Salvador entra na rota do cicloturismo mundial com o projeto Bike Turista, criado para proporcionar aos visitantes uma nova forma de conhecer os pontos turísticos da capital e de toda a região. A iniciativa, que é pioneira no Brasil, foi ampliada e a partir de agosto passa a atuar em 12 hotéis da cidade, cinco a mais do que quando foi implantado em abril. Os hotéis participantes agora podem ser encontrados ao longo dos 20 km de orla atlântica da cidade.

As bicicletas disponíveis para empréstimo aos turistas, dão a eles a possibilidade de conhecer Salvador sob um ponto de vista mais cotidiano e intimista, sensação prioritária para os adeptos do cicloturismo. Atualmente em Salvador já existem até “bike tours”, empresas e agentes especializados em fazer rotas para turistas, usando como transporte as bicicletas. Com cada vez mais adeptos ao redor do mundo, o cicloturismo é uma realidade capaz de incentivar o turismo e a economia local.

Para Isaac Edington, presidente da Saltur – Empresa Salvador Turismo e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, o projeto considerou uma tendência mundial de forte crescimento do cicloturismo, com visitantes cada vez mais optando em conhecer melhor as cidades usando a bicicleta. “O Bike Turista se integra às iniciativas de estimulo ao uso da bicicleta. Para facilitar e atrair os olhares para Salvador, colocando a cidade no mapa dos cicloturistas atuantes”, declara o gestor. As ações não param por aí, o Salvador Vai de Bike junto a outros órgãos da Prefeitura ainda estão elaborando um “Mapa cicloturístico de Salvador”, entre outras ações voltadas para o setor.

O Bike Turista é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike, conta com o apoio do banco Itaú, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA) e a empresa Compartibike.

Cadastro – Para utilizar o serviço basta que o hóspede se cadastre na recepção de um dos hotéis onde estão localizadas as biciletas: Grande Hotel da Barra, Monte Pascoal Hotel, Porto Bello Hotel, Mar Hotel, Bahiamar Hotel, Mar Brasil Hotel, Gran Hotel Stella Maris, Hotel Bahia do Sol, Hotel Sheraton, Hotel Golden Tulip, Hotel Ônix e Hotel São Salvador.

Depois de efetuar o cadastro, será entregue um cartão Bike Turista. Com ele o solicitante poderá selecionar dentre os três tipos de uso qual o que melhor atende às suas necessidades. As formas de uso são diárias por R$ 7, uso de três dias por R$ 10 ou semanal por R$ 20.