Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Mais de duas mil crianças atendidas em atividades de Bike no Carnaval da Vila Infantil Itaú - Salvador Vai de Bike

A Vila Infantil Itaú, espaço destinado às crianças, através de uma parceria da Prefeitura com o banco Itaú, encerrou suas atividades na tarde desta terça-feira (17) por volta das 15 horas consagrando-se como uma das principais atrações para o público infantil durante o Carnaval 2015. Em oito dias de funcionamento - 7 e 8/02 e de 12 a 17/02 -, foram 48 horas de apresentações e mais de 2084 crianças atendidas na Escola Bike Anjo e no Mini Circuito de Bike. Somente hoje (17) a Escolinha recebeu 72 novos alunos e 257 crianças participaram do Mini Circuito. Diariamente foram disponibilizadas 300 bikes laranjinhas para crianças de 3 a 12 anos.

“Estamos muito felizes! Nunca sonhamos em atender mais de duas mil crianças em tão pouco tempo! Recebemos inúmeras manifestações de agradecimentos de pais que disseram não acreditar que em Salvador pudesse existir um projeto com tanto carinho e dedicação às crianças, principalmente sendo gratuito e no Carnaval. O que mais nos tocou foi a quantidade de criança portadora de alguma necessidade especial que participou das atividades e que pedalou junto com as outras crianças”, observou o ciclista e integrante da rede nacional Bike Anjo, Daniel Bagdeve, ao finalizar as atividades da Escola Bike Anjo na Vila Infantil Itaú.

Iniciativa inédita da Prefeitura de Salvador em parceria com o banco Itaú, o projeto reuniu famílias e crianças na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, em torno de apresentações de teatro; teatro de fantoches; contação de histórias; oficinas de fantoches; atividades de pintura, recorte, desenho e colagem; confecção de máscaras e adereços; elaboração de maquiagem cênica; brincadeiras com gude, corda, bambolê, ioiô, bate-bate, perna de pau; apresentação circense e leitura. Na tarde de sábado, dia 14, a Vila Infantil Itaú recebeu a cantora Daniela Mercury que acompanhada do grupo percussivo Quabales contou a história do Carnaval e dos 30 anos da Axé Music.

Na avaliação do presidente da Saltur e Coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, a operação foi bem sucedida em todos os aspectos. “A participação do público na Vila Infantil Itaú foi grande, intensificando-se a cada dia com a diversidade da grade artística oferecida e as atividades de bike. A Prefeitura conseguiu atingir seus objetivos: valorizar a Praça do Campo Grande e acolher a família no Carnaval, em espaço seguro e tranqüilo”, avaliou.

“É preciso parabenizar a Prefeitura por este espaço. As crianças são acolhidas com segurança e existe a valorização das brincadeiras lúdicas; do teatro; da leitura; da contação de história... que se repita em todos os Carnavais e em outras oportunidades!” avaliou a dona de casa Marina Sampaio, mãe de Lia e Clara, respectivamente 3 e 5 anos. “Viemos aqui três dias e a empolgação das nossas meninas foi a mesma. Muita diversidade!”, reiterou o pai, o engenheiro Eduardo Sampaio. O casal, que mora no Corredor da Vitória, confessou que quando não viaja costuma ficar com poucas alternativas para as filhas aqui na cidade no período do Carnaval.

Desde 2008, o Itaú apóia o Carnaval de Salvador, pois acredita em projetos que valorizam a cultura local. Ao patrocinar uma festa tipicamente brasileira e parte do folclore nacional, a instituição acredita que está valorizando a arte que transforma pessoas e que é capaz de formar cidadãos aptos a pensar de forma crítica a realidade em que vivem. É nesse contexto se insere a Vila Infantil Itaú, no Campo Grande. Quanto às atividades de bike na programação da Vila Infantil Itaú, o incentivo à mobilidade urbana é uma das causas do Itaú, ao lado de Educação, Cultura e Esporte. -