Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Movimento Salvador Vai de Bike faz campanha de concientização multimídia - Salvador Vai de Bike

Para estimular o respeito ao ciclista no trânsito, o Movimento Salvador Vai de Bike criou uma campanha de divulgação, utilizando outdoor, jornal, TV, internet e panfleto. O foco da campanha está no uso compartilhado das vias públicas, de forma a garantir mais segurança para todos que circulam pela cidade. Lançado em setembro pela Prefeitura, o movimento ganha cada dia mais adeptos, com quase 11,5 mil pessoas credenciadas através do site www.bikesalvador.com e 18 mil viagens realizadas, estimulando a população a usar a bicicleta como meio de transporte alternativo, mais saudável e menos poluente.

 

 

 

O movimento teve início com a disponibilização do sistema público de bicicletas compartilhadas, com estações em locais estratégicos da cidade, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia sola. O usuário paga apenas o credenciamento anual, no valor de R$10, valendo-se do serviço ao longo de 12 meses, ou seja, sem a cobrança de tarifas diárias ou mensais, diferente do que ocorre em outras capitais onde o programa já funciona.

 


Segundo o secretário municipal da Copa, Isaac Edington, coordenador do movimento, com a boa adesão ao projeto e duas ciclofaixas já abertas no Campo Grande e Comércio, o objetivo agora é investir na conscientização da população sobre a importância do compartilhamento das vias. “Nossa meta é que as ciclofaixas sejam o ponto de partida para que as pessoas adotem o uso da bicicleta como meio de transporte no seu dia-a-dia. Para isso, a Prefeitura já começa a investir em infraestrutura. Um exemplo é a ciclofaixa permanente que a Transalvador já instalou no trecho Roma/Ribeira”, explica o secretário.

 

 

 

Ainda dentro das ações de mobilização, o secretário da Ecopa reuniu-se com os dirigentes do Sindicato dos Rodoviários da Bahia.  No encontro com o presidente da entidade, Hélio Ferreira, o vice-presidente Fábio Primo e o presidente metropolitano, Walter Lopes, foram disponibilizados materiais da campanha de conscientização que serão distribuídos entre a categoria.

 

 

“A partir deste contato inicial, nossa meta é promover ações continuadas, quem em breve serão anunciadas, no sentido deestabelecer em Salvador uma boa convivência entre ciclistas e motoristas, , afirmou Isaac Edington”.