Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Mais estações de compartilhamento público de bike neste fim de semana - Salvador Vai de Bike

Confirmado hoje mais uma estação pronta para ser entregue a população. A Estação Solar da Boa Vista (Brotas) totaliza 09 estações de compartilhamento público de bicicletas a ser inaugurada neste fim de semana (18).

As novas estações estão localizadas na Rua dos Colibris (Imbuí); Jaguaribe e Placafor (orla); Universidade Baiana (Brotas); Solar Boa Vista (Brotas); Praça do Fórum Ruy Barbosa (Nazaré); Boa Viagem, Bonfim e Largo de Roma (Cidade Baixa).

BIKE.

Quem quiser andar de bike na cidade também conta com três ciclofaixas que funcionam aos domingos, das 7h às 16h, no Comércio, Campo Grande/Centro Histórico e Parque da Cidade/Orla. Também estão disponíveis outras três ciclofaixas fixas, localizadas no Corredor da Vitória/Largo do Campo Grande, Rótula do Aeroporto/Stella Maris e Largo de Roma/Ribeira.

O sistema público de compartilhamento de bicicletas possui estações em locais estratégicos da cidade, conectadas a uma central de operações via wireless e alimentadas por energia solar. A iniciativa tem estimulado a população a usar a bicicleta como meio de transporte alternativo, mais saudável e menos poluente. Desde o lançamento do programa, em setembro de 2013, já foram cadastradas 52 mil pessoas e realizadas 87 mil viagens.

Quem não possuir uma bicicleta, poderá utilizar as já famosas “laranjinhas” presentes nas estações de compartilhamento. Para utilizar as bikes, é necessário fazer o credenciamento através do site www.bikesalvador.com e pagar uma única taxa no valor de R$10, válida por um ano e debitada em cartão de crédito.

Câmeras de monitoramento - O Escritório Municipal da Copa (Ecopa), em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), está desenvolvendo um projeto de videomonitoramento de todas as estações de compartilhamento de bicicletas espalhadas pela cidade. Atualmente seis delas já contam com a iniciativa, que ajudará a inibir ações de vandalismo como as ocorridas no último fim de semana em duas estações que ainda estão em fase de testes: Brotas e Largo de Roma. Na ocasião, 18 bicicletas foram encontradas pichadas.

“Este foi o primeiro caso de vandalismo contra as bicicletas públicas em Salvador, que já foram repintadas. Infelizmente, ainda acontecem situações deste tipo na cidade. O importante é que estamos percebendo que a maioria das pessoas já tem consciência sobre a necessidade de preservação dos equipamentos, inclusive denunciando ações de mau uso das bicicletas”, afirmou o titular do Ecopa, Isaac Edington. Ele ainda ressaltou que qualquer caso de vandalismo pode ser comunicado através do call center (71) 4062-8077, da Ouvidoria Geral do Município pelo número gratuito 156 ou pelas redes sociais da Prefeitura.