Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Seu trabalho não tem chuveiro e você quer ir de Bike? Confira as dicas. - Salvador Vai de Bike

 

Se você tem vontade de ir de bicicleta para o trabalho, mas deixa a ideia de lado sempre que lembra que lá não tem vestiário ou chuveiro, essas dicas são para você. Willian Cruz, do blog Vá de Bike, e Guga Machado, do Eu Vou de Bike, listaram algumas soluções simples para adotar a bicicleta como meio de transporte - mesmo quando não dá pra tomar um banho antes do expediente.

 

 

 

 

 

 

 

Pedale devagar: Se você pedalar rápido, chegará como se tivesse corrido. Pedalando mais devagar, chegará como se tivesse caminhado.

Faça paradas: Quando perceber que está transpirando mais do que gostaria, pare na sombra por alguns minutos. Beba um pouco de água, respire fundo. Percebendo que a transpiração diminuiu, recomponha-se e prossiga.

Refrigere-se: Leve água gelada, mesmo em dias frios. Ela é seu ar-condicionado de dentro para fora.

Use um bagageiro: Levar a mochila nas costas faz você transpirar bem mais. Instale um bagageiro na bicicleta, prenda bem a mochila nele e descubra a diferença. Você não vai mais querer levá-la nas costas.

Banho antes: Se possível, tome um banho antes de pedalar. Ajuda a não ficar com odor ao transpirar.

Antitranspirante: Use sempre um antitranspirante, antes e depois da pedalada.

Axilas: Limpe-as com um lenço umedecido ou uma toalha úmida (que pode até ser de papel). Seque e passe o antitranspirante.

Cabelos: Se você tem cabelos bem curtos, pode lavá-los na pia também. Nem precisa xampu, água em abundância já resolve. A garrafinha de água quebra um galhão nessa hora. Coloque a cabeça em cima da pia e jogue a água por cima.

Toalha: Leve uma toalha de rosto. Seque com ela o que você tiver lavado (rosto, axilas, cabelo) e depois use a toalha úmida para limpar o resto do corpo.

Playground: Limpe a área genital com lenços umedecidos.

Roupas: Leve na mochila uma muda de roupa completa e se troque no banheiro. É importante levar principalmente outra roupa íntima e outro par de meias.

Bermuda: Recomendamos pedalar de bermuda para não sujar a calça na corrente ou nos raios das rodas. Se o tempo não permitir, prenda a barra da calça junto à perna com um velcro ou enrolá-la para cima, até o joelho.

Sacolas: Leve sacolas plásticas para embalar a roupa suja. Guarde as roupas limpas também dentro de uma sacola plástica, assim, se chover no meio do caminho, elas continuarão secas.

Roupa social: Precisa levar uma camisa que pode amassar? Dobre-a e coloque-a dentro de uma pasta plástica alta, daquelas que se usa em escritórios. Coloque a pasta na mochila ou no bagageiro. Lojistas usam um truque de dobrar a camisa em volta de um pedaço de papel-cartão ou papelão, que também funciona muito bem. Uma calça social pode ir dentro da mesma pasta, com a camisa em volta dela para não ficar com marcas de dobra. O paletó pode ser deixado na empresa, ou colocado em um alforje preso ao bagageiro.

Perfume: Você pode passar um perfume depois de se limpar, mas não exagere para não pensarem que você está tentando mascarar algum cheiro de suor.

Horário: Se o clima da sua cidade é muito quente, procure sair nas primeiras horas do dia, quando a temperatura é mais amena, mesmo que chegue mais cedo em seu local de trabalho.

Jornada de trabalho: Como, em geral, a bicicleta é mais rápida que o carro, renegocie seu horário. Proponha chegar e sair mais cedo. Pela nossa experiência, esta negociação tende a agradar ambos os lados.

Percurso: Se o seu caminho possui muitas subidas, é preferível que você estude um caminho alternativo, nem que isso signifique um aumento em seu percurso. As subidas tendem a nos forçar muito mais, provocando suor e eventual desconforto ao longo do dia.

Continue pedalando: À medida que o nosso condicionamento físico melhora, a tendência é "nem sentir" mais a pedalada, sendo apenas necessário, ao chegar no trabalho, lavar o rosto e as mãos, se enxugando no próprio banheiro com folhas de papel.

 

Fonte: Ecodesenvolvimento.org