Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador SALVADOR VAI DE BIKE PARA O ESTÁDIO NA COPA DO MUNDO DA FIFA 2014™ - Salvador Vai de Bike

Torcedores, turistas e trabalhadores terão acesso gratuito a estacionamento para bicicletas nos dias de jogos da Copa na Arena

A Prefeitura Municipal, através do Movimento Salvador Vai de Bike colocará em funcionamento nos dias de jogos do mundial de futebol na Arena Fonte Nova, o Bike Parking Salvador, um Bicicletário Especial para a Copa do Mundo FIFA 2014. O equipamento , que será instalado em frente ao Fórum Ruy Barbosa, terá uma área de estacionamento de 600 bikes e será gratuito. A iniciativa beneficiará não só os torcedores que irão assistir aos jogos na Arena Fonte Nova, mas também soteropolitanos, turistas e trabalhadores na região do entorno.

A proposta tem como objetivo estimular a população de Salvador e seus visitantes a se deslocarem de bicicleta para eventos de médio e grande porte. É uma ação que reafirma o compromisso da administração municipal de incentivar o uso de bikes, impactando a cidade com menos trânsito e poluição, mais saúde e também como opção de lazer. Seja o torcedor soteropolitano ou visitante, pedalar até a Arena já é um passeio que vale a pena, revelando o vasto patrimônio histórico de Salvador.

Responsável pela coordenação do Movimento Salvador Vai de Bike, o Secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (ECOPA), Isaac Edington, destaca que somada à ideia de oferecer mais uma opção de mobilidade até a região do entorno do estádio, essa é também mais uma oportunidade de fomentar a cultura da bicicleta. “E neste caso, em especial, durante a realização de um grande evento”, pontua.

Rotas preferenciais – Para aqueles que não possuem a sua própria bike, a opção é usar as laranjinhas do sistema público de bicicletas compartilhadas. A Prefeitura traçou rotas preferenciais saindo das estações de compartilhamento da Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Largo da Vitória e Colégio Salesiano, que estão próximas a Arena e irão operar em caráter especial durante os dias de jogos para atender o público nesta ação. (Ver Mapa).

O Bike Parking Salvador só funcionará nos dias em que houver jogo em Salvador – dias 13, 16, 20 e 25/06, 1° e 05/07 de 2014 – das 9 às 20h30. No momento que utilizar o Bicicletário o usuário receberá um ticket para que possa retirar sua Bike até as 20h30.

Mais de 200 mil viagens - Capitaneado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através do Movimento Salvador Vai de Bike, em parceria com a empresa Serttel e o banco Itaú, o sistema público de bicicletas compartilhadas na capital soteropolitana contempla 40 estações de bikes distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Salvador é a quinta capital brasileira a implantar o sistema que, atualmente acumulam mais de 204 mil viagens realizadas e mais de 82 mil usuários cadastrados.

O programa abrange ainda três ciclofaixas de lazer e turismo - Comércio, Campo Grande/Centro Histórico, Parque da Cidade/Orla -; promove ações permanentes de educação e conscientização, pensando políticas públicas voltadas para o setor; realiza eventos e atividades pró-uso de bicicletas, articulando também a implantação e requalificação da infraestrutura cicloviária da cidade.

Atento a necessidade de fomentar o desenvolvimento econômico, o Movimento Salvador Vai de Bike estimula os bike negócios. “Vale ressaltar que Salvador já registra um aumento da movimentação econômica relacionada ao setor”, observa o Secretário Isaac Edington.

Cadastramento - Desenvolvido pelo Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), em parceria com Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), e conta também com o apoio de diversos órgãos municipais como a Guarda Municipal, SUCOM e SEMOP.
Para quem ainda não experimentou o uso das bicicletas laranjinhas vai a dica: para se cadastrar é muito fácil, basta o usuário acessar o site http://www.bikesalvador.com/, efetuar o pagamento de apenas uma anuidade no valor de R$10 através de qualquer cartão de crédito. Uma novidade do programa é que os ciclistas que utilizam as bicicletas laranjinhas têm agora um telefone unificado, que pode ser utilizado tanto para desbloquear as bikes nas estações, quanto para falar com a central de atendimento do programa. É o 4003 – 9892, que funciona no mesmo período das estações de compartilhamento, das 6 às 22 horas.