Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Ciclistas terão acesso ao Elevador Lacerda - Salvador Vai de Bike

A partir do próximo dia 11, a Prefeitura abre espaço para os ciclistas usarem o Elevador Lacerda aos domingos.

A Prefeitura Municipal - através do Movimento Salvador Vai de Bike, em parceria com a Transalvador -, libera a partir do dia 11 de maio, gratuitamente, aos domingos, o acesso de bikes ao Elevador Lacerda, ampliando o espaço para ciclistas na cidade. Com a iniciativa, serão conectadas as ciclofaixas do Centro Histórico e Comércio, proporcionando um roteiro com vista para o mar da Baía de Todos os Santos. Com seus 73 metros de altura, o Elevador opera com quatro cabines de 2,20 metros quadrados que funcionam diariamente das 6 às 23 horas.

Descendo pela Avenida Contorno, o ciclista pode desfrutar das arquiteturas da Fonte da Rampa do Mercado, escultura do artista Mário Cravo Jr.; da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da cidade; e do Forte São Marcelo, descrito por Jorge Amado como “O Umbigo da Bahia”. Subindo o Elevador em apenas 23 segundos, ele chega a Praça Thomé de Souza, onde pode tomar uma água de coco apreciando a vista para o mar da Baía.

“Estamos oferecendo uma opção a mais para a população com o objetivo de consolidarmos a cultura do uso da bicicleta como lazer e modal de transporte”, observa Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador.

O Movimento Salvador Vai de Bike chama a atenção para a gratuidade, reiterando que a tarifa de R$ 0,15 só não será cobrada aos ciclistas com bike. Quanto ao fato do acesso exclusivo aos domingos, o Secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (ECOPA), Isaac Edington, também responsável pela coordenação do Movimento Salvador Vai de Bike, explica que esse é apenas um procedimento inicial. “Escolhemos o dia de domingo para iniciar essa operação, pois assim aumentamos a atratividade das ciclofaixas numa região belíssima da cidade e ao mesmo tempo, devido ao fluxo de passageiros ser menor, poderemos testar e ajustar o compartilhamento da cabine entre pedestres e ciclistas”, explica. Segundo a Transalvador, a depender do resultado inicial da operação, o acesso das bikes poderá ser estendido aos outros dias da semana também.