Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Salvador Vai de Bike para o estádio nos dias de jogos da Copa do Mundo - Salvador Vai de Bike

A Prefeitura Municipal, através do Movimento Salvador Vai de Bike, inicia hoje (13/06), das 9 às 20h, a operação de funcionamento do Bike Parking Salvador, um Bicicletário Especial com capacidade para 600 bikes, que funcionará nos dias em que houver jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, na Arena Fonte Nova. O equipamento está instalado em frente ao Fórum Ruy Barbosa e é destinada a torcedores, soteropolitanos, turistas e trabalhadores na região do entorno. Iniciativa coordenada pelo Escritório Municipal da Copa (Ecopa) tem como objetivo de estimular o uso da bike durante o mundial, especialmente nos dias de jogos da Arena Fonte Nova.

Para aqueles que não possuem a sua própria bike, a opção é usar as laranjinhas do sistema público de bicicletas compartilhadas. A Prefeitura traçou rotas preferenciais saindo das estações de compartilhamento que são próximas a Arena - Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Largo da Vitória e Colégio Salesiano – e estão operando em caráter especial hoje para atender o público nesta ação. No momento que utilizar o Bicicletário o usuário receberá um ticket para que possa retirar sua Bike até as 20h30.

Para usar as bicicletas laranjinhas é preciso se cadastrar: basta o usuário acessar o site http://www.bikesalvador.com/, efetuar o pagamento de cadastro anualno valor de R$10 através de qualquer cartão de crédito. Uma novidade do programa é que os ciclistas que utilizam as bicicletas laranjinhas têm agora um telefone unificado, que pode ser utilizado tanto para desbloquear as bikes nas estações, quanto para falar com a central de atendimento do programa. É o 4003 – 9892, que funciona no mesmo período das estações de compartilhamento, das 6 às 22 horas.

Desenvolvido pelo Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), o programa tem parceria com Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), e conta também com o apoio de diversos órgãos municipais como a Guarda Municipal, SUCOM e SEMOP.