Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Salvador tem bom desempenho como cidade sede do mundial - Salvador Vai de Bike

Em conferência para a imprensa hoje (25), no Centro Aberto de Mídia (CAM), após o quarto jogo da Copa do Mundo da FIFA em Salvador, os representantes do município e do estado avaliaram que as operações estão mais alinhadas e que o evento transcorre com mais tranqüilidade. Do ponto de vista da mobilidade, por exemplo, o Superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, avaliou a evolução do trânsito como satisfatória. "A operação hoje foi precisa. O que vínhamos buscando aconteceu", afirmou observando, inclusive, que nem mesmo o aumento do fluxo de carros em decorrência do retorno do feriado de São João, comprometeu o desempenho.

O Secretário do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Isaac Edington, pontuou que apesar do clima de feriado, o jogo da Bósnia e Irã foi uma operação expressiva ao reunir um público de 48 mil pessoas na Arena Fonte Nova. Ao avaliar essa primeira fase disse que um dos benefícios mais importantes é o valor do capital humano envolvido nas operações, o que demonstra que a marca Salvador está apta a receber eventos de grande porte. "Aqui as coisas tendem a funcionar muito bem e isso fica para a cidade de Salvador que é tão complexa. Não pensarão mais que aqui é um lugar inóspito onde eventos assim não podem ser realizados".

O Secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Ney Campello comemorou as 4.400 mudas que serão plantadas no Projeto Gol Verde com o resultado do jogo de Bósnia e Irã. No total, segundo o Secretário, já foram validados 24.440 gols na Arena Fonte Nova. Na oportunidade o Secretário disse que 1800 policiais atuaram na operação de hoje. "Havia uma expectativa por conta das características dos dois países, mas tudo transcorreu com tranqüilidade", disse.

Saúde - Na conferência, o Secretário do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Isaac Edington, também apresentou números significativos. A Saúde, por exemplo, contabiliza do dia 12 até as 17horas de hoje (25), 174 atendimentos relacionados à Copa do Mundo, registrados nos Postos Médicos Avançados (PMAs) instalados no Barris, Bonocô, Campo da Pólvora e Barra. A Prefeitura também desenvolve ações preventivas como a Campanha Proteja o Gol, que realizada em parceria com a Unaids visa zerar novos casos de HIV e estimular o sexo seguro. De 12 a 25/06 a Campanha Proteja o Gol já realizou 698 exames, com 18 positivos.

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) contabiliza no mesmo período 160 notificações; 19 autos de infração; 600 panfletos apreendidos; 3 aparelhos de som apreendidos; 269 chapéus apreendidos; 31 tabelas apreendidas com a marca FIFA usada ilegalmente; 32 publicidades removidas; 44 publicidades apreendidas; 11 embargos; 02 interdições e apreensão de 3.144 unidades de bebidas (cerveja, água refrigerante).

Bike Parking - Entre os destaques do dia, a adesão dos torcedores ao Bike Parking, bicicletário gratuito com 600 vagas, instalado no estacionamento em frente ao Fórum Ruy Barbosa, especialmente nos dias de Mundial para contribuir com a mobilidade. O artista Ari Gil, por exemplo, foi um dos adeptos, que saiu de bike de Lauro de Freitas até Salvador e estacionou no Bike Parking.