Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Só vou se for de bike - Salvador Vai de Bike

Homenageado com o troféu Abelha na edição 2012 do Iron Baker Brasil, que este ano acontece de 19 a 21 de Setembro, na cidade de Mariana, em Belo Horizonte, o compositor e cicloativista Arygil Cerqueira (54) já está de malas prontas – pela sexta vez não consecutiva, como ele mesmo observa -, para encarar a competição. O atleta que compete desde 2007, ficou de fora apenas no ano passado, quando sofreu um acidente. Em todas as vezes que participou do evento, voltou com medalha, sendo reverenciado por todos os outros ciclistas da competição.

Ao Movimento Salvador Vai de Bike, ele revela que como começou sua relação com a magrela há mais de 23 anos. “É uma paixão que vem do meu pai. Ele trabalhava de bike e eu achava lindo. Quando a gente começa a pedalar, vem essa ideia de liberdade, e isso até hoje está enraizado”, lembra. Arygil faz da bicicleta um estilo de vida. “Locomovo-me para todos os lugares e eventos de bike. Sou muito raro eu não levá-la. Vou a cemitério, delegacia, casamento, 15 anos, batizado, até hospital, e tem que ter sempre um local para deixar a minha bike, porque se não for de bike eu não vou”, revela.

IRON BIKER - Criado em 1993 como Desafio das Montanhas, o IRON BIKER Brasil é uma competição que já nasceu como a maior prova de Mountain Bike do Brasil e a primeira prova no formato maratona do mundo - até hoje não existem relatos de nenhuma prova maratona de mtb anterior ao IRON BIKER. Ao longo de 21 anos, a prova foi colecionando recordes e histórias. Acompanhou a evolução dos equipamentos, dos atletas e principalmente ajudou a fomentar o mtb e o seu mercado, que assim como o IRON BIKER, ganha corpo e novos adeptos a cada dia. Além do esporte, o IRON BIKER é um forte elemento turístico, cultural e social.