Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Salvador Vai de Bike comemora o Dia do Ciclista com passeio no sábado, dia 23 - Salvador Vai de Bike

A Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVDB), celebra o Dia do Ciclista – amanhã, 19 de Agosto-, com um Passeio Ciclístico que será realizado no próximo sábado (23), com saída às 8h30 do Farol da Barra. O evento é também a oportunidade de comemorar a inauguração da nova orla da Barra, um espaço público destino ao lazer, especialmente para pedalar; e os números representativos desse amplo conjunto de ações integradas de incentivo ao uso da bicicleta na capital soteropolitana. A cidade tem bons motivos para comemorar a data. Quinta capital brasileira a implantar o sistema, Salvador já agrega 100 mil cadastrados e somam mais de 300 mil viagens, totalizando 40 estações públicas de compartilhamento de bicicletas, estrategicamente distribuídas desde Itapuã até Itapagipe com 400 bicicletas compartilhadas. Aos domingos e feriados são disponibilizadas mais 60 bikes nas estações móveis das três Ciclofaixas de Lazer & Turismo da Barra-Ondina; Parque da Cidade-Orla da Pituba e Campo Grande-Centro Histórico.

Para participar do Passeio basta se apresentar às 8h e fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. Momento ideal para reunir a família e os amigos e pedalar juntos, curtindo um momento de entretenimento e lazer com a segurança da Guarda Municipal e apoio da Transalvador que acompanhará o trajeto. Durante o passeio serão veiculados e distribuídos materiais educativos com o objetivo de conscientizar a população e os participantes sobre a importância de respeitar o ciclista.

Com 9,5 quilômetros de extensão, o roteiro sai do Farol da Barra, segue pelo Barravento, Clube Espanhol e Ondina Apart Hotel. Daí pega a Avenida Ademar de Barros, faz o retorno na entrada da UFBA e retorna pela Avenida Oceânica em direção a Barra. Quando chegar à altura do Cristo dobra a direita e entra na Rua Artur Neiva, pegando novamente a Avenida Centenário até o retorno da entrada do Calabar e volta passando pelo Shopping Barra entra na Rua Airosa Galvão, retorna pela Avenida Oceânica até o Farol da Barra.

Iniciativa da Prefeitura com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da cidade, o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVDB) foi lançado no dia 22 de setembro de 2013 e se integra ao programa de governo do Prefeito ACM por meio de sete eixos estratégicos:

1°) Estações públicas de compartilhamento de bicicletas – Bike Salvador;

2°) Ampliação e requalificação de infraestrutura cicloviária da cidade;

3°)Conscientização, Educação, Capacitação e Atividades Permanente pró–Bike;

4°) Circuitos de Lazer, Turismo e Cultura (Ciclofaixas);

5°) Políticas Públicas;

6°) Desenvolvimento Econômico e comunitário e

7°) Eventos ciclísticos, competições esportivas ligadas ao setor.

A idéia é que o Salvador Vai de Bike agregue toda a sociedade, o público, o privado e a sociedade civil por meio do cidadão. O Secretário do Escritório Municipal de Projetos Especiais (EMPE) e Coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVDB), Isaac Edington, revela, inclusive, que está em fase de construção uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (SETPS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). O objetivo é capacitar motoristas de ônibus, no sentido de contribuir para harmonizar a relação entre motoristas e ciclistas no compartilhamento das vias.

O coordenador do MSVDB ressalta que um dos pontos mais importantes são essas ações educativas e lembra que em todos os lugares do mundo, entre as cidades que se destacam no uso da bicicleta, além da infraestrutura, o compartilhamento das vias é fundamental.

Outras iniciativas que merecem destaque neste 19 de Agosto são: o tráfego de ciclistas, desde maio, no Elevador Lacerda aos domingos; as Ciclofaixas de Lazer & Turismo que já estão incorporadas aos feriados e domingos; a criação do Circuito Ciclocultural, identificando pontos estratégicos ao longo dos roteiros das Ciclofaixas; as campanhas permanentes de comunicação, usando todas as plataformas, com o objetivo de valorizar a educação e conscientização de motoristas e ciclistas; entre outras ações que estão em breve serão executadas.

Movimento Salvador Vai de Bike (MSVDB)

Relacionamento com a Imprensa

Jornalista Responsável – Márcia Britto Cunha