Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador ACM Neto discute mobilidade e bike negócios com empresários - Salvador Vai de Bike

A Prefeitura de Salvador promove no dia 5 de setembro, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), o II Fórum Salvador Vai de Bike com o tema “As Empresas, a bicicleta e a cidade”, que tem como objetivos envolver os empresários na propagação do uso da bicicleta no trabalho e também dinamizar os negócios do setor. A expectativa do Presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, e do Prefeito ACM Neto, é reunir 300 participantes entre empresários e autoridades. O evento acontece das 8h30 às 13 horas na Casa do Comércio, e tem também o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Grupo de Líderes Empresarial (LIDE).

O entendimento do município, como esclarece o Secretário do Escritório de Projetos Especiais do Gabinete do Prefeito e Coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, é que as empresas podem contribuir muito para a melhoria da mobilidade urbana, ao criarem condições para que, cada vez mais pessoas, possam usar a bicicleta para se deslocar até o trabalho.

Para conversar sobre esse assunto, contribuindo com o processo de engajamento das empresas locais nessa causa, o II Fórum Salvador Vai de Bike convidou José Lobo, diretor da organização Transporte Ativo(RJ) - uma das mais respeitadas no País, com expertise em planejamento cicloviário e defensora da utilização de meios de transporte à propulsão humana. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes e Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares (Abraciclo), por exemplo, revelam que cerca de 50% do total de bikes vendidas no Brasil é voltada para a locomoção e transporte.

Os bike negócios também estão na pauta do Fórum. Às vésperas de completar um ano em exercício, o Movimento Salvador Vai de Bike  observa o incremento dos negócios relacionados a bicicleta. Empresários do segmento acreditam que

é possível avançar mais e atrair investimentos, no entanto para que isso aconteça é necessário desonerar as atividades relacionadas à fabricação de bikes e peças; e promover a substituição tributária para que as bicicletas sejam equipamentos mais acessíveis.

Esse tema será abordado por Marcelo Maciel, presidente da Aliança Bike, entidade nacional que congrega fabricantes, importadores, fornecedores, distribuidores e lojistas de bicicletas, acessórios, partes e peças, bem como, associações, instituições e pessoas físicas que promovem o uso da bicicleta enquanto meio de locomoção efetivo do brasileiro. Também participará do Fórum, o empresário Tito Caloi, presidente da TITO Bikes, empresa fundada depois que a família Caloi vendeu o negócio. Outro ponto importante é a bicicleta inserida na cadeia logística como interessante alternativa para o chamado “último quilômetro”, considerado atualmente como um dos setores mais caros, menos eficientes e mais poluentes.

SERVIÇO:

O que – II Fórum Salvador Vai de Bike

Tema - “As Empresas, a bicicleta e a cidade”

Data – 05/09/204

Local – Casa do Comércio

Horário – 8:30 às 13 horas

Acesso – Só para convidados

Palestrantes:

José Lobo (RJ) - Carioca, promove o uso de modos de transporte de propulsão humana desde os anos 80. Fundador e Diretor da organização Transporte Ativo, vencedora de vários prêmios de incentivo ao uso da bicicleta no país, foi representante no Brasil do Bicycle Partnership Program da ONG holandesa ICE- Interface for Cycling Expertise de 2007 a 2010 e está envolvido em diferentes projetos em prol do uso de bicicletas como meio de transporte no Rio de Janeiro, no Brasil e fora dele. Recentemente recebeu o Prêmio Parceiros do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro.

Tito Caloi (SP)  - Presidente da TITO BIKES. Empresário, trabalhou na fábrica de bicicletas Caloi até 1999. Depois que a família vendeu a empresa, resolveu lançar sua própria marca de bicicletas. A TITO BIKES. Bicicletas diferenciadas, inovadoras e de alta qualidade.

Marcelo Maciel (SP) - Presidente da Aliança Bike. Empresário com mais de 20 anos dedicados ao mercado da bicicleta. Preside Aliança Bike, entidade nacional que congrega empresas do setor de bicicletas, bem como, associações, instituições e pessoas físicas que promovem o uso da bicicleta. É também gestor da Pedal Power e Proparts.

Movimento Salvador Vai de Bike

Escritório Municipal de Projetos Especiais (EMPE)|Gabinete do Prefeito