As bicicletas dão a partida para o início do Carnaval de Salvador 2017, isso porque quem abre o Fuzuê, primeiro dia de Pré-Carnaval na terrinha, é o “Bike Fuzuê”. A ação surge pela iniciativa do Movimento Salvador Vai de Bike junto a grupos de pedal da cidade e promete reunir centenas de usuários da bicicleta em uma movimentação única de descontração e também de ativismo.

 

O desfile das bikes passará pelo Circuito Orlando Tapajós, no dia 18 de fevereiro, usando a criatividade e o humor, todos com fantasias de carnaval e em cima de suas companheiras de estrada. Um concurso de fantasia será realizado e os ganhadores levam mais uma bicicleta para a coleção. A proposta é premiar os três primeiros colocados. A melhor fantasia estará concorrendo a uma bicicleta e os demais a kits preparados pelo patrocinador do Carnaval, a Skol. A comissão julgadora do concurso ainda está sendo definida, mas deve ser composta por um jornalista ou representante de canais de comunicação, um artista plástico e um representante do cicloativismo em Salvador. Os convites para os júris já estão sendo feitos.

 

Essa será a segunda edição da festa. A primeira aconteceu em 2015 e reuniu cerca de 200 ciclistas. Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pelo Movimento Salvador Vai de Bike, a primeira edição foi realizada no Furdunço. “Esse ano ela será durante o Fuzuê, um evento todo realizado com bandas e grupos de chão, que vem reunindo famílias inteiras e é a cara dos ciclistas. Uma festa descontraída e cheia de energia. Nossa expectativa é que mais de 300 ciclistas se reúnam para festa", declara o gestor.

 

A concentração dos ciclistas para a pedala e para o concurso de fantasias será na Praça Bahia Sol, em Ondina, a partir das 14h, sendo a saída do Bike Fuzuê programada para às 15h, quando os ciclistas deverão se dirigir para a frente do Clube Espanhol. Após o desfile, os participantes vão se reunir no Barra Grill, na Barra, para assistir a Banda de Ciclistas - um grupo musical formado por quatro ciclistas que cantam músicas sobre a consciência de usar a bicicleta.

 

O Bike Fuzuê também será o abre alas do bloco do Sarapa, um grupo de fanfarra que este ano vai homenagear o designer Pedrinho da Rocha, famoso por ter criado os tradicionais abadás dos blocos carnavalescos de Salvador.

08/02/2017

 

Fale Conosco

O seu canal de comunicação direta com o nosso Portal. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de informações mande seu e-mail , que responderemos com satisfação.