Ver lista completa de Ações

Pedal do Dia Mundial do Rim

Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para Todos

1ª Edição

A Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional da Bahia promoveu no dia 12/03/2023, em parceria com o Movimento Salvador Vai de Bike – MSVB, o primeiro pedal com objetivo de chamar atenção da sociedade sobre a importância da saúde dos rins. O evento está dentro da campanha da SBN intitulada: “Saúde dos Rins & Exame de Creatinina para Todos: Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”.

Motivação: Um entre dez brasileiros apresenta doença nos rins e desconhece esse problema, porque nunca avaliou a função dos seus rins. Um simples exame de creatinina e de urina pode diagnosticar precocemente a doença dos rins. Estima-se que em 2040 a doença dos rins possa ser a 5° maior causa de morte no mundo e a maioria das pessoas desconhece a presença deste problema. Indivíduos portadores de Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Obesidade, uso frequente de anti-inflamatórios, idosos e com familiares com doença de rins, são os de maior risco para um comprometimento silencioso dos rins.

O seu exemplo, adotando hábitos saudáveis de vida com a sua magrela é uma das atividades de promoção e prevenção destas doenças que acometem os rins.

 

Outras iniciativas

Skip to content