Ver lista completa de Notícias

Turistas vão poder curtir Salvador de bike nas Olimpíadas

17.07.16

Salvador já se prepara para receber os turistas que vêm assistir aos jogos das Olimpíadas 2016. Lançado em abril deste ano, o projeto Bike Turista é um dos equipamentos públicos que foi criado para proporcionar aos visitantes uma nova forma de conhecer os pontos turísticos da capital. A iniciativa, que é pioneira no Brasil, permite que os hóspedes de sete hotéis da capital baiana possam utilizar uma das 35 bicicletas que estão alocadas em diferentes pontos da cidade.

“Esse é um projeto pioneiro no Brasil e chega em um momento muito importante. Temos as Olimpíadas chegando e estamos com a cidade pronta para recepcionar bem nossos turistas e possibilitar um olhar diferente da cidade”, ressaltou o presidente da Saltur, Isaac Edington.

A previsão é de que até o segundo semestre deste ano seis novos bicicletários sejam montados. A implantação do projeto só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike, com o Itaú, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH) e a Compartibike.

Cadastro – Para utilizar o serviço basta que o hóspede cadastre-se na recepção de um dos hotéis onde estão localizadas as bikes: Grande Hotel da Barra, Monte Pascoal Hotel, Porto Bello Hotel, Mar Hotel, Bahiamar Hotel, Mar Brasil Hotel, Gran Hotel Stella Maris. Os próximos a receber o maquinário serão Hotel Bahia do Sol, Hotel Sheraton, Hotel Tulip In, Hotel Ônix, Hotel São Salvador e um hotel no Centro Histórico, que ainda não foi definido.

Depois de efetuar o cadastro, será entregue um cartão Bike Turista. Com ele o solicitante poderá selecionar dentre os três tipos de uso qual o que melhor atende às suas necessidades. As formas de uso são diárias por R$ 7, uso de três dias por R$ 10 ou semanal por R$ 20.

Para contratar o empréstimo é necessário digitar a senha cadastrada e o número do cartão recebido. A cada quatro horas o empréstimo deve ser renovado em qualquer estação. Vale ressaltar que todos os paraciclos possuem vagas excedentes para que o usuário possa retirar ou devolver o equipamento.